Este projeto visa apresentar uma proposta de residência artística desenvolvido por Simone Barreto, artista visual cearense, em articulação com vinte e cinco mulheres moradoras de Quinari, município de Senador Guiomard, a 24 km de Rio Branco, capital do Acre.
Pretendo desenvolver em três meses de residência, criações artísticas em diálogos travados com as mulheres da comunidade que estão dentro da faixa etária de 25 a 75 anos. Livros-de-artista serão produzidos durante encontros que terão a metodologia de oficinas de desenho, pintura, bordado e escrita. Tais livros-objetos apresentarão narrativas de vida, sonhos e desejos, além de imagens que serão construídas a partir do repertório imagético que cada uma carrega. Além dos livros-de-artista, produzidos pelas mulheres moradoras de Quinari também produzirei um livro-objeto que trará escritos, desenhos e bordados da minha condição como residente na comunidade.
Ao final da residência os livros-de-artista reunidos em exposição na biblioteca do ponto de cultura e tornará acervo da instituição. A mesma exposição também será apresentada em Fortaleza e tal mostra confluíra com o trânsito de imagens e da vivência em Senador Guiomard.
Pretendo com isso abordar temas que relacionam a história do lugar onde vivem com a história pessoal e como a história de vida de cada um compõem a história desse lugar onde vivem. Além de registrarmos a história oral em contraponto à história oficial, buscarei nos encontros semanais de experimentação artística com as mulheres participantes conduzir a uma reflexão crítica da sua produção, sua história e sua vivência no espaço.
Serviço: Oficinas Mulheres de Quinari ministradas pela Artista Simone Barreto de Fortaleza - CE
Quesitos: De 25 á 75 anos
Inscrições: Sede da Associação Comunitária – Em cima do Caminhando Calçados ou na Secretaria de Ação Social - pela manhã
Vagas: 25 Vagas
Obs: Em caso de mais de 25 inscrições será realizado um sorteio público
Nenhum comentário:
Postar um comentário