quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aberta oficina de teatro para adolescentes no Quinari

Inicio das aulas da oficina de teatro na IBBQ
Faz aproximadamente dois anos que o Governo do Acre através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour assinou convênios com 15 Pontos de Cultura no Estado do Acre, fazendo parte de um repasse do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Através de edital público entidades foram selecionadas e receberam recursos para o desenvolvimento de inúmeras atividades comunitárias que refletem na vida das pessoas.
Ato de abertura da Oficina contou com apresentação
No Quinari, um dos projetos que mais destaca-se na realização de oficinas culturais de formação gratuita para as comunidades, na última quarta-feira abriu-se a oficina de teatro.
A oficina de teatro do Ponto Culturalizando o Quinari está possibilitando uma parceria com a Universidade Federal do Acre, através de da Acadêmica de Artes Cênicas Leoclice Sene.
“Tenho o apoio da UFAC, minha professora aproveitará este projeto como piloto para o desenvolvimento de outras experiências na universidade”, destaca a Oficineira que foi selecionada por meio de edital público.
O curso de teatro está sendo realizado no templo da Igreja Batista do Quinari, que fica localizado na Avenida Castelo Branco e agrega um grande número de crianças e adolescentes.
O Pastor Nicomedes da Igreja Batista do Quinari saudou os participantes, ele desejou boa oficina e que os mesmos empenhe-se em contribuir com a cidade quando concluírem o projeto.
Na abertura da oficina o Presidente da Associação Comunitária Gilberto Moura reafirmou os agradecimentos ao Governo do Acre, a Igreja Batista do Quinari através do Pastor Nicomedes e demais instituições parceiras do projeto.

Da Assessoria

sábado, 17 de setembro de 2011

Senador Guiomard tem o maior investimento em cultura dos últimos anos

O município de Senador Guiomard, cidade distante 24 km de Rio Branco através do Programa Cultura Viva do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado têm o maior investimento em cultura dos últimos anos.
A cidade ganhou em 2010 o primeiro Ponto de Cultura, projeto esse que se tornou uma realidade e beneficiou mais de 150 pessoas em sua primeira edição.
Na última terça-feira aconteceu no Centro Cultural do Quinari a abertura oficial das atividades e aulas de música e capoeira já são uma realidade.
Com quatro turmas a oficina de música que têm a frente os professores Marcelo e Sandro possui mais de 80 participantes divididos em 04 turmas.
O espaço usado é a sala de reunião do Quartel da Policia Militar, outro fator histórico referente ao Ponto de Cultura, onde a policia abre-se para parcerias com a comunidade.
“Nós estamos fazendo o maior investimento em cultura nessa cidade, temos a certeza que as demais oficinas também será um sucesso”, comemorou Gilberto Moura em visita a uma das turmas do projeto.

Turmas:

Turma 1
Maestro Sandro Roberto
Segunda, quarta e quinta das 16h ás 18h

Turma 2
Maestro Sandro Roberto
Sábado das 13h ás 18h

Turma 3
Professor Marcelo
Terça-feira
Turma 3.1 Das 17h ás 18:30h
Turma 3.2 De 18:30h ás 20h

Turma 4
Professor Marcelo
Sexta-feira
De 17h ás 18:30h

Turma 5
Professor Marcelo
Sábado
5.1 Das 09h ás 10h
5.2 Das 10h ás 11h
5.3 Das 11 ás 12h

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Culturalizando o Quinari abre oficina de música

Ato de abertura da Oficina de aconteceu no Centro Cultural
Mais de 100 participantes confirmaram inscrições na oficina de música do Ponto Culturalizando o Quinari, projeto denominado Ponto de Cultura que recebe investimentos do Governo do Acre através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour.

Uma grande festa de abertura para anunciar a abertura da oficina de música que terá mais de 200h horas de duração, e devido à procura pela comunidade foi dividida em quatro turmas.

Os ministrantes da oficina que foram selecionados por meio de edital falaram da importância do projeto, de acordo com Maria Antonia Pacifico, é uma das maiores contribuições sociais já vistas na cidade.
Coordenação com oficineiros responsáveis pelo projeto
O Jornalista Zezinho do Quinari Noticias elogiou as ações da Associação Comunitária, de acordo com ele muitos já haviam pegado recurso e não tinham prestado contas, e com a Associação Comunitária as coisas foram diferentes.

O jovem Ondontologo André Maia disse que é com projetos voltados para a juventude e unindo forças que o Quinari se transformara em uma cidade capaz de crescer.

“Fico feliz de está aqui, quero parabenizar o Gilberto, e reafirmar que tenho acompanhado inúmeros eventos e buscado me inteirar do que acontece no municipio para juntos elaborarmos uma proposta de desenvolvimento”, disse o Ondontologo André Maia.

Coordenador fala para os inscritos na oficina de música
O Presidente da Associação Comunitária Gilberto Moura agradeceu a parceria com o Governo do Acre, ele disse que é apenas o inicio de inúmeras oficinas que o Ponto estará oferecendo para a comunidade do Quinari.
“Nosso objetivo de trabalhar pelo povo continua, temos inúmeros políticos nessa cidade, pouco se têm feito pela juventude, por isso o compromisso de incentivar a cultura através da música e outros continuam”, destacou Gilberto.

O que?
Oficina de Música

A duração?
120h

Custo para a comunidade?
00

Local:
Sala de Reunião do Quartel da Policia Militar no Quinari

Horários:
Definidos pelos ministrantes da oficinas e alunos.

Outras informações
Sede da Associação Comunitária, no horário das 09h ás 12h e das 14:00h ás 18:00h

sábado, 3 de setembro de 2011

Começa oficina de Capoeira no Ponto Culturalizando o Quinari

Participantes pousam para foto oficial de abertura da oficina
No segundo repasse do convênio 020-2010 firmado entre Associação Comunitária e Governo do Estado do Acre através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, a Capoeira não foi esquecida.

O grupo do Professor Zagarra está recebendo os investimentos através do Ponto de Cultura Culturalizando o Quinari que possibilita o pagamento do oficineiro, vestimentas e logística total.

Na tarde de sábado crianças, adolescentes, jovens e adultos participaram no Ginásio José Edson Honorato da abertura oficial da Oficina que terá duração aproximada de 120h.

Gilberto fala para os participantes da oficina de Capoeira
A oficina de Capoeira é o ponta pé inicial das aberturas que o Ponto de Cultura estará realizando neste mês de setembro marcando os investimentos do Governo.

Integrantes do grupo de Capoeira Candeias de Rio Branco foram representados pelo Mestre Saci que agradeceu a prioridade do Ponto de Cultura e beneficiar as crianças que já eram assistida pelos projetos do grupo.

O professor Zagarra comemorou a abertura da oficina, ele reconhece que esse é um dos maiores investimentos do Governo do Acre no município do Quinari.

O Presidente da Associação Comunitária e Coordenador do Projeto Gilberto Moura agradeceu ao Governo do Acre e pediu empenho dos participantes da oficina.

Mais informações da Oficinas Culturais 2011