sábado, 25 de maio de 2013

Começa oficina de dança-afro no Culturalizando o Quinari

Mais uma oficina cultural financiada pelo Governo do Acre através da Fundação de Cultura Elias Mansour na parceria com o Ministério da Cultura foi aberta neste sábado em Senador Guiomard pela Associação Comunitária. 

A Associação Comunitária recebe recursos através do convênio do Ponto Culturalizando o Quinari para execução de inúmeras oficinas culturais. 

A Oficina de Dança Afro contempla crianças, adolescentes, jovens e adultos em vulnerabilidade social sendo realizada todos os sábados a partir das 9h na sede do Centro do Idoso. 

Segundo o mestre Zagarra, capoeirista reconhecido no município a oficina ensina os primeiros passos da capoeira dialogando com aulas de percussão danças tradicionais. 

A pequena Auxiliadora, estudante da rede pública de ensino de 12 anos é uma das alunas da oficina de dança afro-brasileira. Ela conta do entusiasmo e do desejo de apreender a dança.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Culturalizando o Quinari entrega flautas para participantes da oficina de música

Incentivar os talentos e a teoria musical, esse é um dos objetivos do maior projeto de desenvolvimento e formação cultural do Quinari, o Ponto Culturalizando o Quinari. O convênio assinado em 2010 com o Governo do Acre já formou mais de 200 pessoas através das oficinas culturais de dança, artes plásticas, hip-hop, teatro e música. 
Em seu último ano de atuação o projeto tem se conceituado como o maior espaço de formação de jovens e adolescentes. As oficinas são realizadas na se do Centro de Referência de Assistencial Social-CRAS.
 Na noite da última quinta-feira, a coordenação do Projeto fez a entrega de Flautas para os participantes da oficina de música divida em canto, violão e flauta.
 “Esse é o maior projeto de desenvolvimento cultural do Quinari com o apoio do Governo do Acre, Ministério da Cultura, Governo Federal e a parceria da Prefeitura Municipal”, comenta o Diretor Presidente da Associação Comunitária Gilberto Moura.

sábado, 18 de maio de 2013

Começa oficina de música no Ponto Culturalizando o Quinari

Participantes da oficina de música (violão)
A Associação Comunitária deu largada para a realização de oficinas culturais através do Ponto Culturalizando o Quinari que mantém convênio com o Governo do Acre através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour. A primeira oficina será de música envolvendo o violão e a flauta.

 Esta oficina acontece na sede do Centro de Referência de Assistência Social através da parceria firmada entre a entidade e a Prefeitura de Senador Guiomard. Durante a abertura o Presidente da entidade fez questão de enaltecer a parceria com o Governo do Acre e ainda a Prefeitura Municipal.

 “Esse é o maior projeto de desenvolvimento cultural do Quinari, quero pedir empenho do participante, pois tudo isso demanda custo aos cofres públicos”, declarou Gilberto Moura. Para Juliana Lameira, participante pela primeira vez do projeto, o Ponto de Cultura estará contribuindo para a formação de novos talentos. 

Participantes buscam os primeiros acordes do violão
Com entusiasmo a jovem de disse que sonha apreender a tocar violão e promete esforços para o aprendizado. A expectativa do Oficineiro contratado pelo projeto é formar uma pequena orquestra no final da oficina. “Já estamos conversando com os pais e com demais parceiros para nós iniciarmos a formação da primeira Orquestra de Música do Quinari”, declarou o Maestro Sandro Roberto.

 O Ponto Culturalizando o Quinari oferece em 2013 oficinas de artes-plásticas, teatro, música, capoeira, audiovisual e ainda incentivo à leitura. Na próxima semana, a entidade realiza a abertura da oficina de capoeira que abordará as danças afro-brasileiras e acontecerá no Centro de Convivência do Idoso.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Avaliação dos últimos dois anos de convênio do Ponto de Cultura

Associação Comunitária através de sua diretoria publicou uma avaliação dos dois últimos anos de convênio entre a entidade e a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour do Governo do Acre. 

A avaliação mostra a quantidade de pessoas atendidas pelo projeto que deve em 2013 ir para o 3º ano de execução. O convênio firmado financiou oficinas de dança, música, artes visual, dança-afro, teatro, hip-hop e em 2013 pretende duplicar o número de pessoas atendidas. 

Para Gilberto Moura, o sonho de contribuir com Senador Guiomard consolida esse grande investimento através da parceria com o Governo. “Esse é o maior investimento cultural da história do Quinari, graças ao Governo do Estado, nossa cidade tem sido assistida por um ponto de cultura”, salienta Moura.


Mais informações da Oficinas Culturais 2011