quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Começa Oficina de desenho, pintura e bordado no Culturalizando o Quinari

Em uma solenidade marcada pela emoção o Presidente da Associação Comunitária Gilberto Moura juntamente com a Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social Elisangela Martins e a Artista Visual Simone Barreto abriram oficialmente a oficina tripla.

É pela primeira vez que o município de Senador Guiomard recebe uma artista visual em residência artística em Pontos de Cultura, através de seu também projeto cultural pioneiro Culturalizando o Quinari.

A oficina tripla que envolve desenho, pintura e bordado será realizada na sede do Centro de Referência Especializado em Assistência Social CREAS que foi cedido através da parceria da Associação Comunitária com a Secretária Municipal de Assistência Social.

“Nós estamos abertos para parcerias, o Prefeito James Gomes reconhece através da Secretaria de Ação Social a parceria valorosa com a Associação Comunitária, por isso estamos aqui para trazer às boas vindas a artista Simone Barreto”, disse a Secretária Elisangela Martins.

“Estamos convictos que nunca antes na história desse município se fez tanto através de uma entidade comunitária que busca sempre somar as parcerias, por isso o curso com a Simone Barreto representa a nossa luta e gestão frente a Associação Comunitária”, comentou o Presidente da Associação Comunitária Gilberto Moura.

A artista Simone Barreto que é forma em artes visuais pela Universidade Federal do Ceará agradeceu as boas vindas, saudou as mulheres presentes e aproveitou para explicar como vai ser o curso que já teve sua primeira aula com iniciação ao desenho.

Mais de 25 mulheres estiveram presentes, muitas delas com crianças, mais mesmo assim aproveitaram o momento de socialização e prática para desenharem.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Artista beneficiada pelo Prêmio de Interações Estéticas realiza oficina no Culturalizando o Quinari

Este projeto visa apresentar uma proposta de residência artística desenvolvido por Simone Barreto, artista visual cearense, em articulação com vinte e cinco mulheres moradoras de Quinari, município de Senador Guiomard, a 24 km de Rio Branco, capital do Acre. 

Pretendo desenvolver em três meses de residência, criações artísticas em diálogos travados com as mulheres da comunidade que estão dentro da faixa etária de 25 a 75 anos. Livros-de-artista serão produzidos durante encontros que terão a metodologia de oficinas de desenho, pintura, bordado e escrita. Tais livros-objetos apresentarão narrativas de vida, sonhos e desejos, além de imagens que serão construídas a partir do repertório imagético que cada uma carrega. Além dos livros-de-artista,  produzidos pelas mulheres moradoras de Quinari também produzirei um livro-objeto que trará escritos, desenhos e bordados da minha condição como residente na comunidade.

Ao final da residência os livros-de-artista reunidos em exposição na biblioteca do ponto de cultura e tornará acervo da instituição. A mesma exposição também será apresentada em Fortaleza e tal mostra confluíra com o trânsito de imagens e da vivência em Senador Guiomard.

Pretendo com isso abordar temas que relacionam a história do lugar onde vivem com a história pessoal e como a história de vida de cada um compõem a história desse lugar onde vivem. Além de registrarmos a história oral em contraponto à história oficial, buscarei nos encontros semanais de experimentação artística com as mulheres participantes conduzir a uma reflexão crítica da sua produção, sua história e sua vivência no espaço.

Serviço: Oficinas Mulheres de Quinari ministradas pela Artista Simone Barreto de Fortaleza - CE

Quesitos: De 25 á 75 anos

Inscrições: Sede da Associação Comunitária – Em cima do Caminhando Calçados ou na Secretaria de Ação Social - pela manhã

Vagas: 25 Vagas

Obs: Em caso de mais de 25 inscrições será realizado um sorteio público

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Blog do Ponto Culturalizando o Quinari é destaque da Rede de Blogs do Acre

O Governo do Acre lançou a Rede de Blogs do Estado do Acre, e o Ponto de Culturalizando o Quinari aparece como o primeiro destaque do espaço criado para dar visibilidade aos blogs que estão na rede.

Destinado a divulgação das ações do Convênio 020/2010 o blog do Culturalizando o Quinari agrega fotos e mostra os dados e ações do Ponto de Cultura que em 2010 recebeu investimentos na ordem de 60 mil do Programa Mais Cultura.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Na zona rural Culturalizando o Quinari realiza Oficina de Artesanato

Já se passaram oito meses que a Associação Comunitária assinou o convênio 020/2010 com a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour e está realizando o Ponto Culturalizando o Quinari, responsável por inúmeras oficinas Culturais. 

Andando mais de 20km e inverno Amazônico em uma moto Biz o Presidente da Associação Comunitária e idealizador do Projeto Gilberto Moura foi até a Comunidade Petrolina acompanha de perto a Oficina de Artesanato desenvolvida em parceria com a Associação de Produtores Rurais São Francisco.

Cerca de 20 mulheres estão recebendo aulas através de Oficineiro contratado pelo Ponto de Cultura e preparam uma mostra de artesanato para as comunidades onde elas residem. 

O Ponto Culturalizando o Quinari através dos recursos oriundos do Convênio 020/2010 disponibiliza todo o material e o pagamento para a ministrante da Oficina, enquanto a Associação de Produtores Rurais São Francisco oferece o espaço para a realização da oficina.

“Eu fico feliz em ver o projeto sair do papel, ou seja, agora não é mais projeto é o nosso Ponto de Cultura chegando à comunidade rural e possibilitando a formação das pessoas”, disse Gilberto em reunião com as mulheres.
“Em nome da comunidade São Francisco, nós agradecemos a parceria com a Associação Comunitária, a realização desse curso dignifica as mulheres que cada vez tem ocupado seus espaços na sociedade”, disse o Vice – presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Jairo do Petrolina.

“Fico feliz em ter participado do processo de seleção dos oficineiros, ter sido escolhida e hoje poder ministrar a oficina para as amigas aqui da comunidade”, disse Valdete Pereira, a ministrante da Oficina.

Mais informações da Oficinas Culturais 2011