quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Começa oficina de Hip hop no Ponto Culturalizando o Quinari

Dando continuidade ao processo de formação cultural do município de Senador Guiomard, foi iniciado na noite da última quinta – feira a Oficina de Hip hop do Ponto Culturalizando o Quinari.
A Oficina terá duração de 120h de aula, acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais todas as quintas das 19h ás 21h e aos sábados das 14 ás 16h.
A Professora Rose que ministrará a oficina já atuou em outros projetos financiados pela Lei de Incentivo a Cultura do Governo do Acre e conta com uma ampla experiência da parte prática.
De acordo com a Coordenação do Ponto de Cultura no Quinari, como contrapartida social no fim da oficina os participantes deverão realizar pelo menos três apresentações em locais públicos.
No inicio da Oficina o Presidente da Associação Comunitária falou que deseja que todos participantes concluam o curso e recebam seus certificados como aconteceu nas oficinas de música e dança.
“Quero que todos que estão aqui, respeitem as normas estabelecidas, sejam pontuais e que ano que vem teremos muito mais, para isso precisamos da ajuda de todos”, disse Gilberto.

Mais sobre o Hip hop

O hip hop (também referido como hip-hop) é uma cultura artística que iniciou-se durante a década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e a escrita do grafite. Outros elementos incluem a moda hip hop são as gírias.

sábado, 13 de novembro de 2010

Culturalizando o Quinari encerra oficina de música e diploma participantes

O Ponto de Cultura Culturalizando o Quinai conveniado com o Governo do Acre e a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour encerrou no último sábado a oficina de música.
Em uma solenidade marcada pela emoção e depoimentos de realizações a Diretoria da Associação Comunitária diplomou mais de 15 participantes da oficina que durou 120h.
O Presidente da Associação Comunitária Gilberto Moura lembrou a parceria com a Policia Militar de Senador Guiomard que através de seu Comandante Freitas cedeu a sala de reunião para a realização da Oficina de Música.
A Professora Leoclice disse que aprendeu os acordes do violão e lembrou que a cidade de Senador Guiomard precisava de investimentos como Ponto de Cultura.
“Nossa cidade não pode ser a do já teve, por isso eu acredito que esse projeto corresponde as expectativa da comunidade do Quinari”, disse em clima de emoção a Professora Leoclice da Silva Sene.
O Maestro Sandro que foi grande mediador dos conhecimentos dos participantes disse: “120h foi muito produtivo, mais com o esforço desses participantes e com a ajuda dos pais foi possível esses jovens realizarem apresentações como artistas’’.
A oficina de música no inicio recebeu mais de 30 inscrições, mais de acordo com a coordenação do ponto conseguiu encerrar com 15 participantes.
Como fruto da ação os participantes estimulados pelo Ponto de Cultura agora pretendem criar o primeiro grupo musical do Quinari.

O que os participantes disseram:

“Eu não sabia tocar nada, agora já estou ensinando o que aprendir para a comunidade evangélica que eu participo” disse Blaia Olexo de 13 anos, morador do bairro Jardim Botânico em Senador Guiomard.

“Vai contar como horas para o meu curso de música na UFAC e aprendir para transmitir meus conhecimentos no vocal”, disse Laura Guilherme que é acadêmica do curso de Música da Universidade Federal do Acre.

‘‘Ajudei o professor da Oficina contribuindo com um pouco dos conhecimentos que já tinha adquirido em outro curso”, disse Roberto Melo que é Músico.

“Foi bom ter essa oficina na nossa cidade, ela vem ajudar as crianças, jovens, adolescentes e adultos que não tem condições de pagar um curso de música’’, disse Raimundo que é acadêmico do curso de Música da Universidade Federal do Acre.

Quem esteve por lá:

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Maior investimento cultural do Quinari diploma participantes da Oficina de Música neste sábado (13)

O município de Senador Guiomard distante 24 km da capital recebeu investimentos do Governo do Acre que assinou termo de convenio fruto do programa Mais Cultura com a Associação Comunitária visando o repasse financeiro para Ponto de Cultura “Culturalizando o Quinari’’.

Em solenidade e uma “Amostra Cultural” que vai realizar – se neste sábado(13), a partir das 19:00h, no Centro Cultural a Diretoria da Associação Comunitária vai diplomar mais de 15 participantes da Oficina de Música que teve duração de 120h na sala de reunião do Quartel da Policia Militar em Senador Guiomard.

Na última quinta – feira aconteceu o ensaio entre os participantes da Oficina que avaliaram a mesma como positiva e já sonham realizar a do ano que vem.

Vitória de 14 anos fez a apresentação de uma música gospel e aproveitou para mostrar o que aprendeu com o Maestro Sandro que ministrou as aulas.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Participantes da Oficina de Dança vão à Plácido de Castro fazer apresentação


Os participantes da Oficina de Dança do Ponto Culturalizando o Quinari foram em Plácido de Castro fazerem a apresentação de dança em Amostra realizada no Ginásio daquela cidade.

Os jovens saíram de Senador Guiomard por volta das 18:00h em transporte cedido pela Prefeitura e contribuíram com o trabalho realizado pelo Professor Edeilton e Souza da Pena .

Mais informações da Oficinas Culturais 2011